data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Vice-presidente Dânia e uma das crianças atendidas agradecem o apoio das empresas parceiras da entidade de Camobi
O Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC) completa 24 anos em 19 de março. Ao longo da sua história, a entidade sempre contou com o apoio de empresas privadas para se manter. As doações chegam das mais diferentes formas, por meio de dinheiro, mão de obra e materiais. Além do apoio de pessoas físicas e outros auxílios esporádicos, o CACC chega ao início de 2020 com 17 empresas que contribuem de forma fixa e se tornaram grandes parceiros.
VÍDEO: exposição reúne obras em comemoração aos 40 anos de carreira de artista
Segundo a vice-presidente da ONG, Dânia Amaral de Lima, a principal necessidade do local é dinheiro. Ela diz que a entidade tem dificuldades para pagar a folha de oito funcionários. Além de doações financeiras, as empresas da cidade têm contribuído com reformas na estrutura do prédio, localizado em Camobi, como modificações nas instalações elétricas e outras melhorias:
- Precisávamos colocar telas de proteção contra o mosquito nas janelas. Então, acionamos uma empresa que prontamente nos ajudou, sem cobrar nada. Isto é a credibilidade que nós temos na comunidade.
PARCEIROS
A Rede Vivo Supermercados é uma das empresas que apoiam o CACC há mais tempo, desde 2017. Por meio do Troco Solidário, uma verba é repassada de forma mensal. Das seis unidades da empresa em Santa Maria, quatro recolhem para a entidade.
- A operadora de caixa sempre questiona o cliente que paga em dinheiro, para saber se ele deseja reverter o troco para o CACC. A adesão é grande, porque a instituição é bem conhecida. Repassamos, mensalmente, em média, R$ 3 mil - explica a gerente de marketing da Rede Vivo, Katiuscia Oliveira.
UFSM faz atividades para promover integração de alunos estrangeiros
O mais novo parceiro a se juntar ao grupo que auxilia o CACC é a Funerária São Martinho. Conforme o supervisor comercial, Silvio Cabral, é um desejo antigo da empresa se associar a alguma causa que valorize a vida. O nome da campanha da São Martinho é "Meu último desejo é a esperança de uma criança". E 1% de cada venda será revertida para a ONG.
A solidariedade também aparece quando o assunto é marketing. O Departamento de Ciências Administrativas da UFSM mantém um projeto de extensão no CACC. A professora Marta Olivia Rovedder de Oliveira conta que, todo ano, são elencados as principais necessidades da entidade. Os acadêmicos que participam do projeto partem em busca da ajuda necessária.
- São oito acadêmicos que, na área do marketing, ajudam em muitas demandas. Organizamos as redes sociais e o site, por exemplo. Começamos a trabalhar com o CACC em 2014 e nos afeiçoamos ao lugar - diz Marta.
VÍDEO: novo sistema de agendamento de consultas começa a funcionar
O CACC atende, atualmente, cerca de 116 crianças e jovens em tratamento oncológico, de 0 a 21 anos. Segundo Dânia, há pessoas de todo o Rio Grande do Sul e, também, de fora. Os serviços oferecidos são de hospedagem e alimentação, além de grupos de voluntariado que desenvolvem atividades no local.
PARCEIROS FIXOS DO CACC
- Funerária São Martinho
- Cooparcentro
- Verdes Vales
- Rede Vivo Supermercados
- Parceria Solar
- Honda - Minami
- UFSM
- Multifértil
- Universitária Seguros
- Amilton Imobiliária
- Cantarelli Soluções Elétricas
- Móveis Back
- Exitum Assessoria Contábil
- Mademax Pneus
- Stangherlin Comércio de Areia
- Rótula Papelaria
- Casa das Persianas
*Colaborou Rafael Favero